recicle seus hábitos

Ao longo dos anos os homens foram se desenvolvendo e cada vez mais achando que eram donos da natureza. Com isso, em nome do conforto e da praticidade,  cada vez mais fomos nos sentindo no direito de destruir e suprimir a natureza sem nenhuma preocupação com as consequências deste comportamento.

Hoje já vemos vários fenômenos decorrentes deste comportamento e ainda temos o displante de achar que a natureza é que  está em fúria! Santa Catarina está embaixo d’água e o centro-oeste está com ar seco de deserto! O mar está avançando no nordeste e retomando o que o homem lhe tomou avançando as construções na orla marinha. Basta ler ou ouvir os noticiários para constatar que homem e natureza estão disputando espaço e o homem está perdendo.

Somos parte de um habitat cuidadosamente equilibrado onde uma ação inconsequente gera desequilíbrios em todo este Sistema. As queimadas do interior do Brasil são capazes de poluir até a África! O capitalismo nos trouxe hábitos de consumo e de descarte de produtos e embalagens, e a natureza não tem condições de suportar tantas agressões sem mudar seu curso. Ainda hoje alguns cientistas mais céticos duvidam que as mudanças climáticas já são praticamente irreversíveis. Estamos vivendo tempos dificeis, as estações do ano, as temperaturas e a umidade do ar trouxeram até para cidades como São Paulo um ar seco e poluído que está matando homens, animais e plantas.

A irresponsabilidade de alguns politicos e empresários gananciosos colocando em risco o futuro do Planeta. A propria mudança no Código Florestal  Brasileiro que beneficia as monoculturas dos grandes empresários vai acabar destruindo ainda mais o meio ambiente, mas foi votado irresponsavelmente por politicos financiados pelos grandes empresários do setor.

Hoje fala-se muito em reciclagem, mas antes de reciclarmos nosso lixo precisamos começar a rapidamente reciclar nosso comportamento, nossas idéias, nossos hábitos. A Reciclagem é apenas um dos “R”, mas antes dele vem o Refletir  o Recusar e o Reutilizar.

Refletir –

Até que ponto é necessário o consumo deste produto?

Quais as condições de sua produção – utilizou mão de obra barata, análoga à de escravos como a chinesa ou a de imigrantes como bolivianos e coreanos vivendo em condições sub humanas?

Respeitou a propriedade intelectual, patente, etc ou é uma cópia pirata?

Destruiu o meio ambiente em seu processo de produção?

Sua aquisição é absolutamente necessária?

Estou adquirindo um bem que terá quanto tempo de vida útil? O consumo e o descarte deste produto afetarão a natureza?

Recusar –

Se não estou interessado no produto (venda de imóveis, por exemplo) porque deveria aceitar o folheto distribuído  “gratuitamente”?

Embalagens muito sofisticadas são uma estratégia de marketing, sempre geram mais lixo.

Embalagens de isopor são aceitáveis para viagem, mas porque deveria aceitar tomar suco num copo de isopor, usar pratos e talheres plásticos na padaria? Este tipo de comportamento está se instalando no comércio de alimentos, mas se exigirmos o copo de vidro os comerciantes acabarão entendendo o recado.

No supermercado recuse colocar cada alimento num saco plastico e estes em uma sacola plastica. Coloque tudo junto, separe e pese e coloque novamente em um único saco plastico! Leve sua própria sacola de compras! Ano que vem isso será lei em São Paulo.

Reutilizar –

Quanta coisa dá para fazer com uma embalagem antes de reciclar! Invente novos usos, reutilize tudo que puder.

Reciclar –

A reciclagem utiliza energia, água e outras materias-prima, portanto não é o máximo que podemos fazer pelo planeta.  Se antes de colocar algo para Reciclar –  Refletirmos, Recusarmos e Reutilizarmos estaremos diminuindo nossa pegada no planeta.

Regenerar – 

A natureza precisa de um tempo e muito carinho para poder se recuperar dos abusos do homem. Que planeta vamos deixar para as futuras gerações? Haverá condições de vida se estragarmos irresponsavelmente a natureza? Se o ar for seco e poluído e não houver mais água limpa no planeta , se a terra estiver contaminada por produtos químicos e agrotóxicos , se os alimentos forem geneticamente modificados, não haverá condições  de vida e as  espécies  vegetal, animal e humana estarão extintas do planeta!

Este blog tem a intenção de semear a mudança de hábitos visando a manutenção da vida no planeta. Se cada um fizer a sua parte ainda dá tempo de salvarmos a vida na Terra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s