Compostagem em garrafa PET – como montar por Fernanda Favier

Padrão

Montagem de Compostagem domestica em garrafa Pet.

COMPOSTAGEM É O PROCESSO NATURAL DE TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ADUBO. ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM PODEMOS REDUZIR DRASTICAMENTE A QUANTIDADE DE RESÍDUOS . ESTE MODELO DE COMPOSTAGEM NÃO TEM CHEIRO FORTE, POR FICAR TAMPADA NÃO ATRAI INSETOS E OCUPA UM CANTINHO QUALQUER ABRIGADO DO SOL E DA CHUVA. FALTA DE ESPAÇO NÃO É DESCULPA!

    

  

Material necessário:

2 garrafas pet iguais que cortadas se encaixarão perfeitamente

pedrinhas

areia

terra

cascas, talos, verduras*, frutas*, legumes, coadores de cafe de papel e borra de café, cascas de ovos*, guardanapos de papel, papel toalha, saquinhos de chá. (* Atenção! Não colocar cebola  e alho nem suas cascas, couve, brocolis, couve-flor,batata, frutas citricas, alimentos cozidos, queijos ,carnes e peixes de nenhum tipo,)

1 clip de papel grande, aberto que aquecido será usado para fazer os furinhos da tampa.

1 pé de meia de nylon velha, mas não rasgada no pé.

Faca e tesoura

O QUE PODEMOS COLOCAR NA COMPOSTAGEM:

Pedacinhos de legumes, verduras , frutas e outros alimentos crus, filtros e borra de café, cascas de ovos # e saquinhos de chá.

(* Atenção! Não colocar cebola  e alho nem suas cascas, couve, couve-flor, brocolis, batata, frutas citricas)

# As cascas de ovos devem ser lavadas e guardadas,  posteriormente colocadas no forno e trituradas no liquidificador (servem para afiar  a lâmina do liquidificador!)

O QUE NÃO PODEMOS COLOCAR NA COMPOSTAGEM:

Saco e conteúdo de aspirador de pó, cinzas de cigarro, de madeira e churrasco (possuem metais e poluentes químicos).

Alimentos cozidos fermentarão e dificultarão a decomposição.

Carnes e peixes de qualquer tipo e queijos porque atrairão roedores e a decomposição cheira ruim.

Ervas daninhas e restos de plantas doentes.

Vidro, metais,plástico, couro, borracha, tecidos, isopor, verniz, restos de tinta, nenhum tipo de óleo, produtos químicos.

ATENÇÃO!

Se colocar muitos vegetais colocar um pouco de papel* para equilibrar a mistura. Os alimentos devem estar cortados em pedacinhos pequenos, quanto maiores mais tempo demorará a decomposição.

*guardanapos de papel, papel toalha, saquinhos de chá, coadores de café usados. Atenção evite papeis impressos e jornais pois possuem tinta, bem como papeis coloridos.

Chorume

Quanto começar o processo de decomposição vai escorrer um líquido para o reservatório na pet inferior, este liquido deverá ser guardado em garrafa  com tampa por 30 dias antes de ser usado para adubar as plantas de vasos, jardim e horta. O chorume deverá ser diluido (1 parte para 30 partes de água) senão matará ou queimará as plantas por ser um super alimento.

Mantenha a mistura úmida mas não encharcada. mexa regularmente com um espeto ou palito de madeira ou hashi. Vá intercalando alimentos com uma camada de terra até completar a garrafa com a ultima camada de terra. O tempo de decomposição varia em função dos alimentos utilizados.

 

Observação: Guardanapos  de papel e toalhas usadas na cozinha e coadores de papel não são reciclaveis, mas na compostagem podem ser utilizados. Já o papel higiênico usado só deve ir para o lixo comum.

As cascas de ovos devem ser lavadas e acumuladas. Quando houver uma quantidade razoável deve-se torrá-las aproveitando o forno ligado. Ao moê-las no liquidificador elas afiam as lâminas!

 

fotos: Alberto Antelo

About these ads

»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s